Páginas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Leite não engorda

Verdades sobre o leite
Por Alena Moraes

O leite é uma ótima fonte de cálcio, proteínas, vitaminas A, D e E, além de possuir uma boa quantidade de vitamina B12 - que auxilia no funcionamento do sistema nervoso. O seu consumo é recomendado em todas as fases da vida, apenas sendo excluídos deste grupo as pessoas com intolerância à lactose, um dos açúcares naturais da bebida. A seguir, saiba mais sobre o nosso primeiro alimento.
1)Leite ajuda a combater a osteoporose
Osteoporose é uma doença que atinge os ossos, tornando-os mais frágeis e sujeitos a fraturas. Faz parte do processo de envelhecimento, é mais comum nas mulheres do que nos homens. Fazer exercícios físicos regularmente e adotar uma dieta com alimentos ricos em cálcio, como leites e derivados, ajudam a prevenir a doença.
2)Leite é um ótimo hidratante
Estudos recentes descobriram que o leite é um ótimo repositor de líquidos, superando "concorrentes" como os isotônicos e a própria água. Além de fornecer ao organismo uma considerável dose de cálcio, auxilia a manter e a repor a massa óssea do nosso corpo. Estudos recentes descobriram que ingerir leite após a prática de exercícios físicos tem efeitos positivos na regeneração, construção e hidratação dos músculos.
3)Chocolate não tira o efeito do leite
O leite aromatizado com chocolate mantém os 9 nutrientes essenciais do leite puro: cálcio, potássio, fósforo, proteínas, ribo avina, niacina e vitaminas A, D e B12. Sendo assim, ele é uma ótima
lternativa aos refrigerantes.
4)Leite não engorda
Estudos do National Dairy Council demonstraram que a ingestão de alimentos ricos em cálcio, tais como leite, queijos ou iogurte, contribui positivamente para a nossa saúde. Um experimento clínico realizado em adultos obesos demonstrou que a ingestão adequada de produtos lácteos, em particular, o cálcio e a vitamina D do leite, acelera a perda de gordura e peso corporal. O cálcio ajuda a normalizar o metabolismo inibindo a produção de cortizol, um hormônio que pode acumular gordura, principalmente, n o abdome.
5)Café tira as proteínas do leite
O café contém substâncias que interferem na absorção do cálcio contido no leite, ou seja, o famoso café com leite é uma mistura pouco e caz. Após ter ingerido uma porção de leite ou derivados (iogurte, requeijão etc.), recomenda-se esperar uma hora para tomar um café.
6)Leite quente auxilia no sono
O leite é rico em triptofano, um aminoácido que relaxa os músculos e induz o sono. Portanto, a receita da "vovó", um copo de leite morno antes de dormir, é válida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário